Festa da Lanterna

Essa é uma das festas mais belas do nosso calendário, carregada de significados muito profundos. Simboliza a preparação para a chegada do inverno e encontro com a própria luz interior, fonte de calor e aquecimento nas noites longas e escuras dessa época. É chegado o tempo onde a natureza se encolhe, guardando as sementes semeadas no outono. A terra endurece, mas lá no seu interior as sementes despertam e se preparam para seu vir-a-ser, no novo ciclo que chegará. Assim, acontece com nós, seres humanos, crianças e adultos. Ao nos interiorizarmos, podemos encontrar a nossa luz interior… as sementes que acolhemos do mundo exterior, nesse momento despertam e clareiam nosso mundo de dentro. E que alegria e esperança sentimos em poder partilhar essa luz com quem precisa, ajudando a aquecer o outro, através de ações de fraternidade e cuidado. A história da Menina da Lanterna nos traz essa imagem: a jornada em busca da realização dos nossos propósitos mais íntimos e nobres, revelando um caminho individual, repleto de perguntas e encontros significativos. Encontrar a luz interior e despertar (germinar) nossas sementes é, também, descobrir e desenvolver nossos dons. E são esses dons que, oferecidos ao mundo através de nossas ações sociais, vão proporcionar um futuro melhor e mais fraterno. 

Inspiradas nessas imagens, as famílias da nossa escola relataram a vivência de uma noite especial, cheia de luz e calor. Puderam sentir seus corações nutridos dos mais elevados sentimentos. Muitos adultos resgataram preciosas lembranças de sua infância, fazendo teatro de sombras ou simplesmente relembrando os dias em que faltava energia e se encantavam em ficar aconchegados em família à luz de velas e lampiões. Quem de nós não guarda lembranças ternas assim? Revivê-las trazem ainda mais vida e verdade aos nossos gestos que levamos às nossas crianças hoje. Com certeza, essa comemoração jamais será esquecida e transbordou em nossa comunidade o sentimento de gratidão pela lembrança da luz que mora dentro de nós, tão bela e necessária ao mundo.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Pedagogia Waldorf

Preparamos um material completo para vocês poder vivenciar com seus pequenos toda a magia da festa da lanterna.

Material Festa da Lanterna

2020

Ao fim do entardecer do dia 13 de junho de 2020, famílias do Jardim Semear comemoraram em suas casas a Festa da Lanterna. O colegiado de professores enviou para cada família um kit com materiais para confecção das lanternas, que foram produzidas com muito capricho e criatividade. Combinamos de celebrar no mesmo horário (às 18h), com contação da história da Menina da Lanterna, passeio dentro de casa ou no jardim, carregando as lanternas acesas na mão, entoando as lindas canções e finalizando com um jantar quentinho à luz das lanternas.

2019

2018